12 de setembro de 2016


Mitos - fronteira - etcaetra.

A semelhança hesita
O transporte ao momento
Seguinte repente
Do qual se faz figura
Escrita e acontecimento e objeto.
Como arestas
E mais a luz que as ilumina
Chama palavras
A receber-te aqui – pormenor –
Do que ficou por fazer.

9 de setembro de 2016


Diz então como dizer
Composta por palavras
Essa maneira de insistir
Que toca o olhar liquefeito
No demorado recanto
Do ritual disposto
Em sobrepostas camadas
De uma argila muito fina.

Em caso de dor
Fica qualquer visão
Do histórico percurso
Matizado a cabelos
De embriaguez
Nos degraus da manhã
Cedo, que também
Eu fui jovem, risonho diz.

25 de junho de 2016

Mais logo

Começará o jogo
E não quero perder em consciência
Nenhuma das repetições
Em slow motion
Poderia vê-las mais tarde
E na íntegra - com certeza que sim -
Mas não era a mesma coisa.

19 de maio de 2016


Da vírgula

Os mesmos formais carregados de cinza subitamente voluptuosas placas de céu carregado.

13 de maio de 2016


Uma paisagem desfila no tempo
duplicada entre as superfícies do vidro
e as curvas de uma cor que entretanto morreu,
escapa da penumbra num momento
que não tem nome, oscilação de luz ou nem isso-
um jogo de cambiantes, de superfícies pisadas…
por exemplo: musgos em posteridade
e copas de um arvoredo nu a castanho esgotado
e traços de estação, ainda não chegada
ou apenas em mudança, ou assim o quero acreditar-
nada muda e a luz é outra,
efeitos de um clarão ou nem isso,
ao longe parece uma montanha de água
a descer em cortina sobre o rio,
nasce da multidão das nuvens e vem poisar
a serenidade aparente dos caules
como cimento velho na estação do silêncio-
envolvida do pormenor impávido,
das desconcertantes cadências, soberanas
colunas de socalcos celestiais
que dormitam debruçados, sem nome,
no outro lado do silêncio, visível forma do tempo.

Estava a nascer o dia,
mas permaneci deitado
a aguardar o levante
que observo agora
da janela embaciada-

Sinal de que a noite foi fria, húmida.

11 de maio de 2016


Uma referência fílmica - um pouco atrasada - a propósito da morte do artista

- I just like the sound of it

11 de fevereiro de 2016


Partes

Da inquieta ablução toneladas de metal retorcido e a suscitação do cabelo em desordem, a um movimento de partida a multidão, entretecida das memórias – produzidas – da processão dos objetos sucedidos, por cada passagem dos dedos erigidos fica, aquela forma, como que ao outro lado ornamental da exclamação e numa mesma voz uma destas noites que chega - luminosa razão de origem – em múltiplos, mutilados corpos intuídos, de cortinas inquietantes, e escadarias intransponíveis.

27 de janeiro de 2016


Sombra

Por delicadeza nasceu entre os juncos sugerida,
falta verbal aqui no entanto em transmissão,
por símbolos do olhar sepulcral extremamente contigo,
digamos assim, as paredes do que parece aveludado,

e aquilo das palavras – isoladas - que depende
em contraluz suposta, todo o seu encanto, as mais
complexas hesitações, são crisálidas como dizias
por desventura, madeixas em trezentas mil situações,

o que é preferível, bem entendido
o silêncio da natureza impossível.

25 de janeiro de 2016


Repouso

Como gramática elementar dos cidadãos doravante as éticas da expedição e os escombros levemente expeditos, a circunstância da tinta, espalhada sobre o olhar artístico.

Tiras de um papel muito apertado o lugar da dissertação criteriosa cor num suporte de excelência azul ainda, que de todas as cores possíveis, logo.

Que a madeira, por displicente entrada ao fim da tarde em modorra, e nas frontarias de uma qualquer região fica, adormecida da suavemente brisa, bem devagar, em repouso imerecido.