16 de julho de 2008

Um sonho dentro de um sonho.

Toma este beijo na fronte !
E no partir de ti agora
Este muito deixa me confessar
Que não estás errado tu que julgas
Que os meus dias foram sonho ;
Porém, se a esperança voou longe
Numa noite ou um dia
Numa visão, ou nenhuma,
Será então menos passada ?

Tudo o que se vê ou parece
Apenas é um sonho dentro de um sonho.

Fico no âmago do troar
A costa atormentada pelas vagas
E seguro na minha mão
grãos da areia dourada –
Quão poucos ! E no entanto como rastejam
por entre os meus dedos às profundezas
enquanto gemo – Enquanto gemo !
Oh Deus ! Não posso eu toma-los
com agarrar mais firme ?
Oh Deus ! Não poderei eu salvar
Um da onda impiedosa ?

Será tudo o que vemos ou parece
apenas um sonho dentro de um sonho.


Edgar Allan Poe “ A dream within a dream” – Tradução livre.