16 de outubro de 2018


Breve considerando de escrita

Daqui se retiram os considerandos da expressão que em si encerra aquelas pequeníssimas partículas do que se quer sentido ou notado
Daquilo que se quer e pretende notado da copiosa expressão e da lentidão avassaladora da mesma.

A expressão copiosa tem o senão de produzir uma quantidade quase insuportável de lixo e é difícil escolher nessas circunstâncias
pois conquanto em si cada palavra encerre as sementes da verdade
essa abundância das palavras tem o inconveniente de poder tornar o trabalho de decantação demasiado exaustivo
ou mesmo inútil se a esse mesmo trabalho se não se conceder uma certa e devida atenção mais morosa por assim dizer
Ou seja a expressão copiosa corre o risco maior de extenuar ou exaurir aquele estado de intuição que se quer vigilante durante todo o longo processo de decantação das palavras
por muito paradoxal que possa parecer este raciocínio aqui aplicado a um conceito já de si tão volátil como o da intuição das palavras a notar.

Dito isto considerar-se-ia que a expressão lenta tem a vantagem da prudência por assim dizer
consideração essa que não seria de todo apressada diga-se
mas por muito que este tipo de expressão lenta e quase acabada elucide por vezes de uma satisfação imediata
padece no seu âmago do pecado original da reflexão
e pode portanto e por vezes
toldar ou mesmo paralisar o trabalho de composição de sentido
como quando tarda o reconhecimento daquela ansiada e misteriosa expressão de equilíbrio
que completa digamos assim
e a disposta matéria seja por falta de discernimento ou mesmo cansaço é então cortada fora de tempo e de lugar
e assim torna os trabalhados resquícios em matéria mais ou menos desconsiderada ou mesmo irrelevante diga-se
Em matéria demasiado pesada ou mesmo demasiado leve por assim dizer.

É portanto a lapidação o momento crucial do sentido da ligação neste sentido das palavras sejam elas lentas ou apressadas o que implica que qualquer decisão precipitada ou mesmo atrasada corre o risco de deitar a perder todo um trabalho de produção das mesmas digamos assim.

No entanto quando uma linha chega de imediato se reconhece e isso é espontaneidade ou aquele encontrado equilíbrio que dissecado a meio da musical seleção e nesses momentos se toma de uma certa magia que encostada ao tom e nessa mesma nota daí se prolonga de memória ao coração encantados ambos mas isso já seriam outras cantigas.

Diga-se por fim que embora o ser musical não baste para chegar ao fundo abissal do abismo que corta aos abundantes cumes vivificadores da palavra encantada preza-se no entanto e é bom reconhecer que a cada sucessão de palavras se executam alguns automatismos de primeira e de segunda extracção por assim dizer.

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