1 de junho de 2009

Do movimento.

“Como a atribuição do significado da ideia realizada a uma qualquer existência empírica não é mais do que uma alegoria é evidente que essas existências cumpriram o seu papel a partir do momento em que se transformaram numa determinada incorporação de um elemento vital da ideia. É por isto que o universal aparece sempre como algo determinado, como um particular, assim como o individual nunca atinge uma verdadeira universalidade.”

K. Marx ; Crítica da Filosofia do Direito de Hegel - Presença.

26 de maio de 2009

Espécie de madeira viva.

Em tal gesto fora,
possesso a raio que sabe lá,
atira portas do alto lá,
um alto lá outra vez e hesita,
os alto raios altos e raios
dias de lá da terra, de dia
dor, o rebento vivo,
som contínuo isto ;

que se lembro
o credo, via
se não via
e ora bem pensava,
naquela desenvoltura,
como agido e não porém.

Copo duma colheita,
em romã lábil sincopar,
os tímbalos dum som sortido,
que exacerbo em combustão,

a
solos
ágil
vão
de
caro
líquido,
árido mais feito ;

como ao surgir por surgir numa entoação, de tarde o desfazer, poros de acesso lunar,
salsa feito e grave, gnóbil, num asservo solúvel - era ressentira o óbvio do acaso que faz se advento, acto mais que recado, ou outra nação voláctil.

Ávida de concepção
aspergida, matriz,
as partes dum seu poder,
na desenvolta, coloração duvidosa,

algas lama,
em colo da terra,
por basso de sulva,
e rosa manifesto,
outra forma que diz,
outra não, forte
imagem, pálida
num condimento agrário,
em glória das máquinas a granel,
a arte numa vaporização longa.

De ágil papel e lama,
sol de avalancha,
numa falésia perto,
e frias ondas,
nas pedras gastas
das lacrimas ansiosas,
- deliquescentes -
lápis escaladas ;
cascatas dum precipitado
mais que simples até,

que porto
razão
limpa
e móvel
gesto
o acerto
em arrebento de literasam - como o invado os vens aos véus, disse, os arrojados canto mar, nas voltas da terra junto, como o ajo e tenaz rasto, um doutro assalto e levemente. O rumor apago o dia - em factuação – de base e numa sórdida vista fusa, simples de cor, lançada em fenómeno, como páginas duma cavalgadura solícita.

19 de maio de 2009

Cor adio.

Acre e terno
adio o sedimento,
os fogos e razões
no rasto a pele acesa.

A fundos muro,
e caído o campo,
cheio da irreflectida
luz, máscaras
do mármore diurno,
memória de todos dias,
vago prémio, contracto
a ter prelúdio da cera ;

cor
da prata
e véus
verde
outro
entanto
em deriva

o jogo das palavras numa vez,
. – o percorre -
assentar do riso, dizia,
charcos duma incondição ;

ecos dia,
credo mesmo,
ao planto grito,
e fica o sabor,
de acre a passo,
em peito olhares ;

decerto que tão cedo,
os todos olhos passam,
fica tanto e não chega,
dizer outra passada, nisso.

13 de maio de 2009

No, no, no ! Come, let’s away to prison.
We’two alone will sing like birds I’the cage ;
When thou dost ask me blessing I’ll kneel down
And ask of thee forgivness ; so we’ll live,
And pray, and sing, and tell old tales, and laugh
At gilded butterflies, and hear poor rogues
Talk of court news ; and we’ll talk with them too –
Who loses and who wins, who’s in, who’s out –
And take upon’s the mystery of things
As if we were God’s spies ; and we’ll wear out
In a walled prison, pacts and sects of great ones
That ebb and flow by the moon.

W. Shakespeare ; King Lear.
... que mudara a música,
das pedras calçadas,
descontente e rápido,
como refazera se à vista,
em revista da história.

A fora em recinto de fundação,
nada fosse – o condimento -
a solos dum olhar púctil,
enfim, um espalhamento solúvel,
porventura, noutros tempos,
dir-se-ia, houvera uma perseverança ;

e a perseverança de um homem,
é a perseverança de um homem,
no seu sacrifício, dizia se ;

as entranhas do lar,
carolar as lágrimas,
os corpos de pé ;

como :

espasso da transpiração na pele,
o perfume a visto, agido esquece,
teu corpo o qual saber me ia,
a quente em azul excesso.

Diz se que seja, efeito,
em nó glácido mas não mais,
ponto e vírgula ; pois,
numa lacuna tenha se,
a cintilação que soltasse,
as linhas de expressão,
dum qualquer sentir.

(dos cumes e das marés)

E por sobre o qual as vezes corre se mais e então é um sarilho, quero dizer ; que cada qual discerne e cada qual, numa atenção não tratasse a prédica, antes, abjecto e glóssil, mas não vamos por aí -

pois a tarde já vai longa,
e lá onde ela estiver,
que nessas tarde o seja,
ou seja ; das palavras
vezes que por diz se,
outras não, como investir
numa ultra levemente tinto,
ao lado, em, e tudo isso
como fora ao som das esferas,

em lá menor.

Ah ! - as grátilas ondas assoberbadas em constância viva !

5 de maio de 2009

Em lado a fundo,
ao peito arrancado,
nas marcas da pele,
um tal fitar vago.

Ora se o toque
se fizesse distante
era dessas artes
suspenso o pensar,

- e o toque é que perdura -

Por vezes, disse ;
as vezes são mais que as vezes
e relatam se como numa operação inscrita
qual fosse insisto o verde
em característica indistinta da paixão,
ou então, lançadas linhas de efeito
ao terminar das palavras
que apenas são depois e rasgam se,
os densos sólidos do convém localizado,
atirado, numa indicação do caminho,
ou correr um mar, as esquecidas pontes,
rios e ritmos a tomar se enquanto passo ;

como certa arrogância,
em fazer de instância,
que qual particular mente
esta vida e toda a morte
fica numa fugaz sensação,
do desperdício que passa,
em causa duma geração,
e do nome em repouso,
assestado aqui numa função
do voluptuoso motivo,
em cercanias da contagem
que assim nos figure a jogo,
o fogo, necessário ou colorido,
em sérios saltos para lá das monções.

A um oriental estado de arte,
um outro em lugar do céu azul,
na deriva da estepe, sem plano,
como que refeito e contínuo.

27 de abril de 2009

Uma desatenção em azul.

- como necessário alongamento de hipérbole ou se os jogos distraíssem se dos seus créditos.

Deste em azul escrito
fora imposto num divergir
o peso das palavras
feito dessa honra negra,
a vário trabalho,
ritmo de lente aplicado,
em espécie de mistura esguia,
efectuasse o visível,
traçado tudo isto,
que modo o regresso,
em causa dum divergir,
dessa qualidade efeito,
um balbuciar se motivo,

já diria como ;

as pluviosidades asseveram se,
amálgama em rotação,
num tempero de igual,
forja que ensaiasse,
uma sua colocação despojada,

e como que seria fugaz,
as rodas ainda em qual,
era ir dali ponto,
mas mais que escorreito,
atento ao uso diz se,
a esquecer ponto,
morto dessa espiral
ente em terra reservada,
tal devastada de novo,

esvaído em regresso,
valor esse que correr
é um nosso conforto
e numa imposição,
passa das palavras
em colorir numa medida
de passo marcado,

caído o languescer,
entardecer estado a fim,
sol soltos em termo azul,
a sair já de laranja pálido,
pincelada violeta presença,
propriamente tirada,
questão num continuado,

rodadas as vias,
dos olhos chistes,
ditos cantos,
aos lábios deixados,
na boca vermelha,

dos altos que passa faz se,
num transtorno dessa estada,
em presenças de letras,
violetas, formas se processasse
a história daquela aplicação
num único tempo intermédio ;

antes o tempo,
desse tempo,
como ao tempo,
dum espanto,
na tua imagem,

dizem tal vaso iluso,
voos à garganta disse,
qual escrito nada é ponto,
expandido em abraço,
tal que segue dizem
de passo em espanto,

olhar como a sós frio,
o mais delicado pensar,
destacado imaginar
que tivesse se assim estranho
e nos olhos do seu mundo
em posto olhar dos dias,
mesmo alterados,
sinais em compassos,
sucessivos nesta passada,

como após súbito
dentre se desse sentir,
o dedilhar que absolve,
ígneos traçar expressá-lo,
semelhante a cânticos de ilusão,
como se das suas partes
caídas o produzido afecto
das piedosas condescências,
aguardados como devem,
ir e vir em tonalidade,
a fugir se o seu peso põe,
que destrói completos
do movimento tirado,
em concentração volátil,

desafecto que transita,
vista assente e só que
percorre se de atenção
descuidada, cumulada
logo em estendido dizer
cor desses traçados,
descuidados e destensos,
golpes de cruzador,

como glosas em pretérito,
volátil pena de arrecado,
simples como fora todas,
concessão da qual surgisse,
um insensato em razão,
despojado a seu tempo,
alheio como só pedra,
imposto e desfeitas
linhas de ventre
estante a maré lasciva,
em permanência dos solos,

em palácios algures seja,
o azul que fica fora,
dessa hora a seu lado,
um despojado atirar se,
em corpo que concede,
ter se a causa
desse levante em azul,
violeta pois,
por se atinge a pele,
às portas que chega,
desnudada e sua,
devora repastos,
e a qual se alimenta,
e sem chegar ;

como num vazio.

20 de abril de 2009

Hora.

Lágrima assentasse
os olhos no correr sombras
em cercos de gotas assim,
frios, recantos
ao cair leve das órbitas,
os ossos num agarrar se fácil,
por fim, o deixar por fim.

Como pedras em contraste,
a corpuscular tonalidade,
cresce numa passada,
como as horas dos corpos
do dia ou da noite
tomassem se os breves minutos,
indistintos e pontilhados,
como estrelas das estrelas
num dizer das rodas - a noite
em dança fugaz dos corpos.

Refere esta hora a terreiro
em perfil da cinza, os realizados
intactos de uma luz velha,
corpos e rastos da luz velha,
estilhaçados dia ao chegar,
no contraste estendido,
a saudade desse lamento,
um crepuscular passo em linha,
como em linha pulverizado.

13 de abril de 2009

P.Bourdieu.

“Na medida em que produz uma cultura (habitus) que não é mais do que a interiorização do arbitrário cultural, a educação familiar ou escolar tem como efeito o mascarar cada vez mais completamente, por impressão do arbitrário, o arbitrário da impressão. (...) A consciência obscura do arbitrário do deslumbramento assombra a experiência do prazer estético : a história do gosto, individual ou colectivo, basta para desmentir a convicção de que objectos tão complexos como as obras de cultura sábia, produzidas segundo leis de construção que se elaboraram no decurso de uma história relativamente autónoma, sejam capazes de suscitar, por virtude própria, preferências culturais. “

P. Bourdieau ; L’amour de l’art.

Abre dum contacto a fonte deste matinal sólido corpuscular como sinuosa onda insigne em mescla de cor e matéria ao vislumbre da terra em crepitante* gorgulhar de ebulição. Como arte da solução mestra ao bater da memória em tropel do mundo à deriva e visões do vazio como células de gerações parentais em combustível da plástica sanguinolência. Que na razão do sangue entranhado ao condizer da queda assola se em rompantes como que por rotas de uma lentidão devastadora ; como fora um soluço um clarear deflagrado.

livro
tanto
arremeto
balanceado
a funda
grelha
das alternas
linhas
em sinal
dum calorífico
diverso
mente
a clarear
em coloração
de atitude
fugaz

como espiral dum excesso em saturação tornado, expulso ao repor de uma proporção, tirado em súmula laminar à vista, após letra de fundo numa disposição desta estanque.