9 de novembro de 2016
Vou (apenas) estar uma hora
E arrelia-me um bocadinho este bulício
Que sinceramente…
Enquanto não chega o momento
Das poucas posses quero
Fazer e é um direito que lhe assiste
Interiorizado em afectos
Como se diz das bátegas de chuva
Que persistem na qualidade da indumentária
E quanto mais olha-me -
Pois - com toda a força da imaginação possível.
7 de novembro de 2016
Nitro benzeno - like.
Foco pontual ao ponto de navegação.
E os céus aproximados da substância
Propícia em guacamole de conjunto.
Um bom dia para ti também.
Não tarda aí o inverno
E lembra-me pois, de manhã-
Exactamente o que devo fazer – por maneira douta
Ou então saio já aqui.
Recomendo o sociávelmente
Apelo de estar a dor
Da memória escrita com tudo ao abandono
Numa inexistência disposta
Que conheço mais ou menos… e sinto-me
Como se me pertencesse
A algo de maior
Em comunicação verbal… de ausência
Senão morreria.
Quero deixar expressa
A imagem da posição das figuras
Em movimento para mim -
Pois também para mim apenas o significante
Conta - isso de tão perene
E palpável como a existência
(ou a inexistência) de uma tinta
Que assente bem
Recatada de Ifigénias ao amanhecer
Do touro ou ainda mais
À espera da lua cheia e candente -
Uma quanto e necessária manifestação
Do aspecto reclamo
O sentido alimentar nas funções manuscritas.
E isto na hora da marítima.
Quero portanto apresentar-me.
Sou eu destas pedras da calçada em basalto agreste
Exorbitantemente em passeio
Nesta vida que de tão intensa quase chega a desfalecer…
Mas estou bem, tropecei naquele instante
Mas estou bem, e agradeço a pele
Já que as bebidas
São de um gás ligeiro e ainda mais deliquescente.
27 de outubro de 2016
Tudo o mais ficaria bem
Continuasse a fanfarra à maneira dos malucos
Com cinturas de coisas
E palavras postas a concurso.
Deixa-me só terminar este cigarro
E vamos daqui p’ra fora a um outro dia de mais palavras
Até que eu seja o caso de ficar desfigurada
Nos gritos com que me corto neste vazio que me invade
Rasgada dessa imagem que não chega…
Olha-me, poderíamos sair a dizer
Desta agitação que me rodeia de línguas e sorrisos
Mas primeiro gostaria de me permanecer
Refletida nestas vidraças iridescentes
Enquanto cais na pálida tarde e deixas-me ouvir-me
Debruçado a decidir o que te parece distante
Daquilo que te parece distante
E chega da tua indiferença – dita-me
Desse lado antes que me chegue o silêncio –
A presença, qualquer coisa, diz-me que tenho de ir.
Adormecido ruíra a tua face
Em compartimentada presença os murmúrios
Que dessa e desta parte não reconheço
O reflexo e gasta-me a pele
Em debandada qualquer expressão… como sendo.
26 de outubro de 2016
Diz então como dizer
Composta por palavras
Essa maneira de insistir
Que toca o olhar liquefeito
Ao demorado recanto
Do ritual disposto
Em sobrepostas camadas
De uma argila muito fina.
Em caso de dor
Sobra o histórico percurso
Matizado a cabelos
De embriaguez nos degraus
Da manhã cedo
Pois também
Eu fui jovem, risonho diz.
25 de outubro de 2016
24 de outubro de 2016
Máquinas silencosas.
Como estar feito de espanto
E alguns destes corpos sucumbidos
Em combustão lenta - residual
Da noite estes movimentos inventam
As memórias dos semelhantes abraços
Que parecem a noite apenas
E a noite cheia de luz num dia aqui.
Qual velo de procissão distrai, sabendo, no entanto, do que é feita a distracção:
A significação de uma qualquer coisa
Investe os recortes de luz nas formas motorizadas
De alguma vegetação
Qual rasto de circunstância
Mecanizada e centelhas de chaminés
A exalar sinfonias
Em aproximação ao lugar desconhecido.
O resultado de semelhante percussão apresenta-se a cada dois ou três dias naquilo que é considerado o seu modo garante e o mais prodigioso dos concertos que atenta ao pormenor e à regeneração do património através da elucidação e da dilucidação de todo um conteúdo sufragado ao modo do acontecer propósito do artelho batalhador e do barro e sua demais constituição assim glorificada disso.
Tudo ao acaso no pensamento da imagem feliz.
O que por semelhante elevação pedestal não saberia perder em consciência tais mananciais de literatura com todas as letras substanciadas em rotação recipiente e consensual qual oração do pão para todos que é a máxima que desprende-se a cada linha universal em fio condutor das arquibancadas e das vozes aparecidas e desaparecidas num relance considerado em centelhas da nova luz e na sólida tradição da mais valência à sombra dos expeditos telégrafos e da bem-aventurança arremetida noutros elementos.
A grafia disso …
É como a elegância do contorno que excita uma certa proliferação de uma certa abundância e ainda uma certa degustação sendo que qualquer proclamação do bom gosto ou do bom garfo é relativa como o tempo e precisamente porque está de chuva a delicadeza quer seja ela do traço ou da expressão contida em sedimentação silenciosa fica no aparentemente distraído mordiscar dos lábios que empresta-lhe um ar desprendido e como que casualmente concentrado pois não é por ser minha mas ainda bem que a população dos ligeiros não para de aumentar, é uma constatação:
Mas será que por estes lados ainda não sabem que o mundo acabou? – pensou consigo.
Outro dia esvaiu-se
Focado e languescente
Nesta cor de chuva
E o rio pincelado
De silhuetas - oscilações
No olhar percorrido
A verde e torrentes
De pedra impaciente
E momentos de vegetação.
Por maneiras de quem diz não-não vou sair na próxima paragem até porque está muito frio e mantenho o que disse aos olhares que em volta se buscam nunca vi mas não me desgosta pois o correr da forma é outra coisa não como a luz de uma certa cor de fundo e firmamento súbito de azul e desertos brancos bolbos de sumo pardacento e ácido.
Por razões à partida da terra
E paredes velhas
Arcas de tijolo colorido
A frio no tempo
Veloz esvanece o espaço
Permanente lugar das escritas
Invariáveis não
De menoridade mas de gozo.
E correm os territórios
De olhar passageiro e mendicidade
A framboesa invisível
Sombra do vislumbre
E forma das palavras
Por detrás dos espelhos
Magnéticos nomes da canção
Da luz o mesmo
Olhar suspenso em panoramas
De sedução e cor
Sólida no tempo inerte.
Que num movimento lento de expressão passível gesto interlocutor exercitara o rasto pista de primeira terra.
19 de outubro de 2016
Suavidade
A suavidade encíclica do pedestal clássico
Por hábito antigo de anatomia
Do sangue calcula a contínua migração dos povos
Potenciais num particular da solenidade
Entronizada ao cuidadoso manuseamento dos materiais
Multiformes em pertença líquida.
Numa ligeiríssima diferenciação
Do resto faz da pertença a antecâmara
Da partilha ou o acontecer
Manifesto de uma certa casualidade – o chiste ocaso –
Que quando alimentar
Fica e fumegante padece de uma certa uniformização.
Na esfera orbital do pensamento o pintar deste acto físico excita a substância em subsistência e não é verdadeira oscilação como nos decálogos antes suspende-se em memórias de uma certa emancipação integrada.
Do que afinal pouco fica
E nos braços que são
Como quem não carrega
O sopro que dali os entreolha.
Esta sentença corta como o “verdadeiro acto” da criação e da ligeira tendência e conquista e é reconhecida por momentos como sendo a memória da implantação de uma qualquer outra coisa que percorresse em processos de passagem a desapiedada condição das montanhas altas e o relevo que persiste em calafrio na pele as ancestrais verbas da vaidade.
Permanece assim como o não atingido movimento da cor estupefacta numa expiração que sobe regulada a um ponto de luz e percorre os dizeres da falta por meio de um qualquer tempo depois da vida ou o que seja da mais leve inexistência a um qualquer fundo inolvidável e em respiração pausada, como nos filmes.
14 de outubro de 2016
Palavras – umas a seguir às outras.
Nada é palavra
E a palavra floresce
As abundantes palavras
Febris - primaveris
Umas a seguir às outras.
Como na multidão
Das fábulas os sinais
Da ágil travessura
Na imagem de ser muitas
Palavras num céu
De azuis já esquecidos
E palavras que chegam
E dizem da primeira
Na segunda pessoa.
13 de outubro de 2016
O aprendiz
Uma mesma falta e o mesmo reconfortante cansaço. O cuidado de insónia e os olhos cobiçados ao que sai da regra – o mundo. Dissipado no que das prosas sobra em corpo abre e sobe e desce e as cadências chegam, preenchem de representação.
Pálidos decibéis outonais
Um cheiro a terra
Erigida – habitada, restrita.
A silenciosa sintaxe do signo na parte medida e perdida ao mesmo instante em escalas de paradigma e circulação do peso, ao centro, a falta investida em palavras que, na imagem do minuto só seu, carregam uma oração de tudo e a vista frugal do tecido.
Gargantas sequiosas
De cenas e combustão - o ápice -
E naturalmente o vazio.
12 de setembro de 2016
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