24 de março de 2017


Irreal espectro
- Por interposta forma de partícula -
Contrasta os afectos púlpitos
Num rubor ao fundo dos cabelos
E o branco de cada nuvem
Desdiz o olhar dos séculos e o pensamento
Toca-se das coisas
Como na primeira vez da carne.

Incenso perfume desta terra em lentidão perplexa.

Pois ao redor do tempo
Faz-se inteira a distância
Num tempo eclode
Em cadências de origem
Que o sentido suspende –
Distende em adormecer
Quando a noite chega um mar de cristais
Quimeras da silenciosa imagem
Parte ao plano
Imensa ideia de fundo
Azul dissipar das neblinas
Agora que partiu –
Declina e sorri-se
Qual mendigo
A respirar da sombra
Imagem - permanece ausência
E cada instante.

4 de janeiro de 2017

Declive

De metal extirpado e alinhamentos nas côncavas superfícies, em descida ao lugar das falas, que perpassam, até que chegue a musicalidade, o embaraço das partes em presença. Como à semelhança de um corpo em nome da sugestão, ambos suspensos, os espaços, e a seu tempo, assimilados declivam, simultaneamente a mínima, simultaneamente liquefeitos, sedimentos de ocaso em pertença, ciclos de horizonte em silêncio, acontecem, os edifícios, a luminosidade absurda.

Espanto quanta
O lentamente imaginar
A tempo da respiração
Cresce e ainda grita de assombro
Os signos veios
Desse imaterial
Escassos - corpos instantes
Nos cintilados degraus
Cegos da potencial substância.
Matéria das tessituras
Sonoras entre - da rebentação
Num dístico seduz
A imagem da condição do momento.
Lacónico tecido.
Excepto a febre -
Que fica, a traçado de floresta.
No cintilado azul
Dos repentinos mausoléus
Quais
Do cântico elementar
Passa do perfume
Ocaso e entranha
Da circunstância dizê-lo -
O cântico acontecer
Da presença esboço
Das ossadas silêncio.
E um pouco mais de abismo –
Emerge imagem, lapidado e a dispor.

27 de dezembro de 2016


Notas de linguagem
Lágrimas de fogo-seco
Grafias de prazer
E palavras em forma de navio
Ponte ou soleira
Num contorno de escrita
Devagar e assombrado.

Como ir e voltar na raiz do tema a sedimentada visão da pedra precisa espécie de cultura, que parece impensável, chegado a saber, das vielas vagarosas dá que pensar, nessa sua dimensão, do efabular dos tempos ser a carne assim, descuidadamente, aos horizontes do acontecer, em esvanecida substância, no início o silêncio, que tudo reconduz a um fundo de troca e restos dali.

Como páginas de carne
Estar num relance
Os surpresos silêncios
E cada página da soberana erosão.

(Oráculo da cruz que nos carrega).

Numa pausa da respiração propriamente
A queda e os territórios em significativa desordem.
O contorno edificado em numérico
Suporta os sucessivos desdobramentos
Do ensinamento da morte
A morrer nos cânticos finais das vielas -
Sucessivas linhas
Do olhar extático em oração sibilante.
O apelo dos séculos
Em manifestos de particular convénio
Redondel de gestos
E silêncios imateriais corpos de exaltação deste mundo.
Como estátuas na terra dois sinal
De humano assim mesmo
Esboço da espécie do instante
Em moribundo momento ao lugar da prata
E do cetim gritos de vazio -
E na parede o esquecimento - cada segundo regenera.

E a verdadeira arte da passagem
Nas acústicas texturas
Das elaboradas
Memórias em quanta gestação
Do olhar desatado
Da terra funda
Em lentidão corpos a recomeçar de súbito.

Como aquela impressão do momento em mudança que nunca chega aos tempos da terra irradiado das mais diversas situações do dia-a-dia por meio de uma simples ida ao exaltado dos mitos da matéria. A verdadeira novidade a quotas de mercado, o bem de todos. E como sendo a verdadeira arte de ser reconhecido em nome do interesse geral os tempos são outros plásticos de anunciação derivada, as maneiras defuntas, como as da simples sonata, ficam, qual fonte dessa ortografia, num homem que não é uma ilha, deste mundo indiferente, ao iniciar a semana e meia em que faz-se o tempo de atmosferas desconcertantes, ou por vias daquela delicadeza pré-primaveril que de tão precoce é raramente associada e permanece, silenciosa degustação, nas cadências fortuitas, de tão expeditos idílios em material do além a um olhar profundo, quase literal, qual fonte da magia, ou a certeza daquilo que se diz e daquilo que se pensa da natural disposição dos objectos ou o que bem se entenda por natural disposição dos objectos assim entendidos.

18 de novembro de 2016


Da velocidade

Qual gesto casual
Espontaneamente mímico –
Caísse –
Na tentação do sobreolhar
As letras-sombra
Em avassaladora lentidão.

Como rituais numéricos
Em debandada quase apocalíptica
As sonoridades
Que tocam os carnais
De ninguém
Numa solução pictórica
Por simbólicas
Da velocidade imaterial –
Quase expirada.

Sim, esta é a espécie de velocidade que procura uma saída. Um certo tipo de movimento considerado do qual se veicula aquilo que não e o mais dos momentos por maneiras daquilo e pelos quais começamos ou começámos. Aconselharia portanto calma. O cair na contemplação que segue um qualquer imediato de uma qualquer conquista acaba não raras vezes por ser tomado como a própria incorporação mental dos caminhos o que é manifestamente um efeito da velocidade como algo daquela condição que contraproduz das manifestações verbais do reconhecimento em sobrevivência supérflua por vias tais que nunca ou quase nunca se corre a direito por muito paradoxal que isso possa parecer.

Extrai-se ainda assim da incorporação mental dos caminhos. Ressalta de si qual autografia do deserto metafórico por meio daquilo a que normalmente se chama a impessoalidade do erro ou o próprio da direção do resíduo que - na realidade e apenas aparentemente - diz-se. É pois este um tema que atravessa e que é transversal e a pergunta fica afinal para quê sem interrogação ou o que fazer também. As respostas a estas questões marcadas de uma tal e labiríntica incompletude são como os gorjeios de uma teatralidade instante em manifestação do espaço limitado que fazem o corpo total numa absoluta imaterialidade quase místico numa acepção livre e esta distanciação do acontecer enquanto momento de substanciação cultiva as circunstâncias em matéria por lapidar pois o não podemos escolher mas podemos fazer por isso é já uma atitude de escolha e uma escolha-escolha portanto.

Enquanto desenho dos interiores visíveis e previsíveis esta (escolha) marca cada passo no caminho em sugestão de cor e por notas de uma cor em sucessão de tonalidades que entre si limitadas já não tratam do princípio ou do fim da inocência mas de um certo tipo de exercício de enchimento e degustação que assim levado à exaustão cai nos entretantos que regem os corpos de palavras e saliva. Sobrevive ou sobrevivem, é tão simples quanto isso.

Apresenta-se por meio da representação de uma alternância da mente e da “sua” vontade esvaziada afinal de critérios e padrões que apelam o fundo de uma verticalidade disposta por cortinas de horizontalidade na face da revelação do sentido da tendência e que chega talvez por isso a perfazer e coligir as numerosas audiências em substâncias de ficção e relato e tanto assim é que percorre efectivamente possuída da mesma determinação ousada os caminhos contrários da indiferença e da renúncia. Esta iluminação heurística do instante é o que de mais “verdadeiro” se pode considerar no momento. Um qual “peso” disposto em potencial vector da curva invisivelmente derramada num resto ou numa fronteira e inevitavelmente em transgressão dessa mesma inevitabilidade que fica nas entre linhas do semelhante acontecer como a mais-valia sobranceira ao sinal qualificado da pertença mais o seu virtual desejo ao mesmo lugar num quanto baste de eficiente sentido a não busca do não chegar a um fim daquilo que percorresse o vazio em vazio.

Qual vento a soçobrar das beiradas
Estende em regresso o ar da sua ausência
Num sentido que escapa a condição
Da vigília ao fim do tempo
E perfila as roupas puídas como a terra num rodopiar
Implacável do ar fresco, incessante.

9 de novembro de 2016


Vou (apenas) estar uma hora
E arrelia-me um bocadinho este bulício
Que sinceramente…
Enquanto não chega o momento
Das poucas posses quero
Fazer e é um direito que lhe assiste
Interiorizado em afectos
Como se diz das bátegas de chuva
Que persistem na qualidade da indumentária
E quanto mais olha-me -
Pois - com toda a força da imaginação possível.

7 de novembro de 2016


Nitro benzeno - like.

Foco pontual ao ponto de navegação.
E os céus aproximados da substância
Propícia em guacamole de conjunto.

Um bom dia para ti também.
Não tarda aí o inverno
E lembra-me pois, de manhã-
Exactamente o que devo fazer – por maneira douta
Ou então saio já aqui.
Recomendo o sociávelmente
Apelo de estar a dor
Da memória escrita com tudo ao abandono
Numa inexistência disposta
Que conheço mais ou menos… e sinto-me
Como se me pertencesse
A algo de maior
Em comunicação verbal… de ausência
Senão morreria.

Quero deixar expressa
A imagem da posição das figuras
Em movimento para mim -
Pois também para mim apenas o significante
Conta - isso de tão perene
E palpável como a existência
(ou a inexistência) de uma tinta
Que assente bem
Recatada de Ifigénias ao amanhecer
Do touro ou ainda mais
À espera da lua cheia e candente -
Uma quanto e necessária manifestação
Do aspecto reclamo
O sentido alimentar nas funções manuscritas.
E isto na hora da marítima.

Quero portanto apresentar-me.
Sou eu destas pedras da calçada em basalto agreste
Exorbitantemente em passeio
Nesta vida que de tão intensa quase chega a desfalecer…
Mas estou bem, tropecei naquele instante
Mas estou bem, e agradeço a pele
Já que as bebidas
São de um gás ligeiro e ainda mais deliquescente.

27 de outubro de 2016


Tudo o mais ficaria bem
Continuasse a fanfarra à maneira dos malucos
Com cinturas de coisas
E palavras postas a concurso.

Deixa-me só terminar este cigarro
E vamos daqui p’ra fora a um outro dia de mais palavras
Até que eu seja o caso de ficar desfigurada
Nos gritos com que me corto neste vazio que me invade
Rasgada dessa imagem que não chega…
Olha-me, poderíamos sair a dizer
Desta agitação que me rodeia de línguas e sorrisos
Mas primeiro gostaria de me permanecer
Refletida nestas vidraças iridescentes
Enquanto cais na pálida tarde e deixas-me ouvir-me
Debruçado a decidir o que te parece distante
Daquilo que te parece distante
E chega da tua indiferença – dita-me
Desse lado antes que me chegue o silêncio –
A presença, qualquer coisa, diz-me que tenho de ir.

Adormecido ruíra a tua face
Em compartimentada presença os murmúrios
Que dessa e desta parte não reconheço
O reflexo e gasta-me a pele
Em debandada qualquer expressão… como sendo.

26 de outubro de 2016


Diz então como dizer
Composta por palavras
Essa maneira de insistir
Que toca o olhar liquefeito
Ao demorado recanto
Do ritual disposto
Em sobrepostas camadas
De uma argila muito fina.

Em caso de dor
Sobra o histórico percurso
Matizado a cabelos
De embriaguez nos degraus
Da manhã cedo
Pois também
Eu fui jovem, risonho diz.

25 de outubro de 2016


Idade

Significativamente soletra
O devido espaço/apreço da cabeça
Em cânticos da região
E nas mãos depuradas a idade
Avança e a pele acetina
Naturalmente nesta altura do ano.

24 de outubro de 2016


Máquinas silencosas.

Como estar feito de espanto
E alguns destes corpos sucumbidos
Em combustão lenta - residual
Da noite estes movimentos inventam
As memórias dos semelhantes abraços
Que parecem a noite apenas
E a noite cheia de luz num dia aqui.

Qual velo de procissão distrai, sabendo, no entanto, do que é feita a distracção:

A significação de uma qualquer coisa
Investe os recortes de luz nas formas motorizadas
De alguma vegetação
Qual rasto de circunstância
Mecanizada e centelhas de chaminés
A exalar sinfonias
Em aproximação ao lugar desconhecido.

O resultado de semelhante percussão apresenta-se a cada dois ou três dias naquilo que é considerado o seu modo garante e o mais prodigioso dos concertos que atenta ao pormenor e à regeneração do património através da elucidação e da dilucidação de todo um conteúdo sufragado ao modo do acontecer propósito do artelho batalhador e do barro e sua demais constituição assim glorificada disso.

Tudo ao acaso no pensamento da imagem feliz.

O que por semelhante elevação pedestal não saberia perder em consciência tais mananciais de literatura com todas as letras substanciadas em rotação recipiente e consensual qual oração do pão para todos que é a máxima que desprende-se a cada linha universal em fio condutor das arquibancadas e das vozes aparecidas e desaparecidas num relance considerado em centelhas da nova luz e na sólida tradição da mais valência à sombra dos expeditos telégrafos e da bem-aventurança arremetida noutros elementos.

A grafia disso …

É como a elegância do contorno que excita uma certa proliferação de uma certa abundância e ainda uma certa degustação sendo que qualquer proclamação do bom gosto ou do bom garfo é relativa como o tempo e precisamente porque está de chuva a delicadeza quer seja ela do traço ou da expressão contida em sedimentação silenciosa fica no aparentemente distraído mordiscar dos lábios que empresta-lhe um ar desprendido e como que casualmente concentrado pois não é por ser minha mas ainda bem que a população dos ligeiros não para de aumentar, é uma constatação:

Mas será que por estes lados ainda não sabem que o mundo acabou? – pensou consigo.

Outro dia esvaiu-se
Focado e languescente
Nesta cor de chuva
E o rio pincelado
De silhuetas - oscilações
No olhar percorrido
A verde e torrentes
De pedra impaciente
E momentos de vegetação.

Por maneiras de quem diz não-não vou sair na próxima paragem até porque está muito frio e mantenho o que disse aos olhares que em volta se buscam nunca vi mas não me desgosta pois o correr da forma é outra coisa não como a luz de uma certa cor de fundo e firmamento súbito de azul e desertos brancos bolbos de sumo pardacento e ácido.

Por razões à partida da terra
E paredes velhas
Arcas de tijolo colorido
A frio no tempo
Veloz esvanece o espaço
Permanente lugar das escritas
Invariáveis não
De menoridade mas de gozo.

E correm os territórios
De olhar passageiro e mendicidade
A framboesa invisível
Sombra do vislumbre
E forma das palavras
Por detrás dos espelhos
Magnéticos nomes da canção
Da luz o mesmo
Olhar suspenso em panoramas
De sedução e cor
Sólida no tempo inerte.

Que num movimento lento de expressão passível gesto interlocutor exercitara o rasto pista de primeira terra.